24 de fev. de 2007

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

"Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain" - Filme francês geralmente tem um quê de intelectual, é lento, denso, profundo e com algumas piadas que quase ninguém entende. Resumindo, filme frances é um saco! 
Porém "Amélie Poulain" quebra totalmente essa regra. O filme é leve, engraçado, inteligente, sensível e de uma beleza estupenda. Acerta na dose certa de humor e drama. 
Amelie é uma jóvem que cresceu isolada das outras crianças porque seu pai achava que ela possuia uma anomalia no coração.  Privada de freqüentar a escola e de ter contato com outras crianças Amelie, alfabetizada pela mãe, desenvolve sua própria maneira de ver a vida.
Vivendo em um apartamento alugado em Paris, onde realiza suas fantasias, ela trabalha como garçonete em um pequeno café. Meio por acaso descobre, em seu apartamento, uma antiga caixa cheia de objetos infantis. Empolgada, assume a missão de encontrar seu dono em uma procura fascinante. Quando consegue devolver percebe a alegria e emoção do dono desses objetos e passa então ter um novo objetivo para sua vida: fazer as pessoas felizes através de pequenos gestos. A Amelie é uma docura: irônica, sutil, curiosa, inteligente e de bom coração. O filme é uma história sobre pessoas banais, simples, algumas bizarras, e de como elas, com suas manias, conseguem atingir a felicidade. Música e fotografia acompanham a beleza e simplicidade de toda trama. Fantástica a história do gnomo viajante e a do operador das máquinas de fotografia instantânea.

Classificação:
Lágrimas: 00
Bocejos: 00
Gargalhadas: 03
Cena marcante: a entrega da caixa ao seu verdadeiro dono
Saí: querendo voltar a Paris
Bom para: quem gosta de humor inteligente
Se não viu: veja, mesmo que seja em dvd