14 de fev. de 2009

O Leitor

The Reader - Um jovem de 15 anos se envolve com uma mulher mais velha na Alemanha dos anos 50. Apesar da diferença de idade iniciam um tórrido caso de amor. Como o jovem vai a casa dela todos os dias depois da aula, ela sugere que, sempre antes do sexo, ele leia algum livro para ela. Com essa tarefa, O Leitor conta para a amante diversas histórias, ao mesmo tempo em que ela lhe ensina as artes do amor. O romance termina repentinamente quando inexplicavelmente ela desaparece, sem respostas mas com muitos mistérios e frustrações ao sonho do adolescente.
Anos após, quando já cursava a faculdade de direito, o jovem é convidado para acompanhar o julgamento de criminosos de guerra nazistas. Para sua surpresa, entre as acusadas estava sua antiga amante.O jovem acompanha com interesse o caso, sem poder nem mesmo falar sobre sua ligação passada com a acusada, já que se trata de um caso de nazismo. Aos poucos ele vai percebendo que possui informações valiosas que poderiam mudar completamente o resultado do julgamento.

Incrível como reconhecer uma limitação pessoal pode ser tão forte. Ela preferiu ficar calada a expor sua limitação. E ele, por vergonha, deixou de revelar fatos que a livrariam da prisão.
Daí pra frente o filme dá uma virada radical e começa a ficar muito interessante.

Classificação:
Lágrimas: 03
Bocejos: 01
Gargalhadas: 00
Cena marcante: quando ele começa a gravar as fitas.
Saí: achando que é tão simples fazer algumas pessoas felizes
Se não viu: Vá ver, vale o ingresso.