19 de jan. de 2010

Sherlock Holmes


Holmes - Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica.  Diversos livros já foram publicados mostrando sempre a flêuma inglesa e a capacidade intelectual para desvendar mistérios usando métodos científicos e a lógica dedutiva.  Holmes já até andou pelo Brasil procurando um violino raro, segundo versão de Jô Soares em Xangô de Baker Street, que depois também virou filme.
O Holmes em cartaz é um detetive de extrema capacidade de raciocínio e observação, que utiliza seu intelecto para desvendar crimes. Seu fiel ajudante é o Dr. Wattson, um jovem médico também muito astuto. Os dois são excelentes pugilistas e Holmes chega a lutar por dinheiro. Há uma relação meio 'estranha' entre eles, pois Holmes nitidamente sente ciumes da noiva de Wattson.
No filme os dois se juntam para combater o misterioso Lord Blackwood, grande conhecedor de magia e de seitas, que toca o terror na Londres de antigamente.  Ver a linda capital da Inglaterra à moda antiga é outro ponto forte do filme. A Piccadilly circus com trânsito de charretes e cavalos...  O efeito com a câmera lenta, tanto nas cenas em que Holmes está premeditando seus ataques de luta ou na parte em que vemos uma grande explosão que atinge os personagens, merece um prêmio a parte.
O filme consegue manter o mistério da trama até o final, embora na metade tenha ficado meio arrastado. O problema são os diálogos rápidos e muitas vezes sem nexo e a escuridão das cenas. No final, em cerca de 30 segundos, ele desvenda todo o complicado mistério repassando as cenas em velocidade acelerada.
Pra mim faltou o “Elementar meu caro Watson”!

Classificação:
Lágrimas: 00
Bocejos: 02
Gargalhadas: 02
Cena marcante: a explosão da fábrica
Saí: pensando na solução dos mistérios
Bom para: quem gosta de enigmas e mistérios.
Se não viu: vá ver, é boa diversão.